segunda-feira, 12 de maio de 2014

18 ANOS DE COLABORAÇÃO COM A APOIAR



Depois de 18 anos de colaboração com a Apoiar, na mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal e direção do jornal, regressei à minha condição de simplesmente associado.

Não tenho nada contra a nova Direção, que tomou posse em Abril, mas a verdade é que só conheço o Presidente, o Jorge Gouveia, não tive qualquer envolvimento com esta lista (nem com outra, que não houve) e já vinha perdendo o contacto com a Apoiar desde há uns tempos largos. 

Vou ter pena de deixar de escrever os editoriais, alguns dos quais me deram bastante prazer. Como o último, que aqui vos deixo:


"VIVA O 25 DE ABRIL!!! VIVA A RESTAURAÇÃO DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA!!! VIVA A LIBERDADE!!! 

Quando este jornal chegar aos leitores, o 25 de Abril estará muito próximo e as comemorações dos 40 anos da “Revolução” estarão, certamente, perto do auge. Os capitães de Abril mais mediáticos já terão, presumivelmente, decidido se voltam a boicotar as comemorações oficiais, se vão estar na AR desde que permitam que o “capitão” Lourenço discurse ou se estarão presentes mesmo que não lhes seja dada a palavra. O folclore do costume...
Muito se terá escrito sobre se o que se comemora é a reposição da democracia representativa, se se chora o falhanço da “Revolução”, tão promissora nos meses que se seguiram ao 25 de Abril ou se, de forma genérica, se lamenta que as “conquistas de Abril” não tenham sido aprofundadas e hoje as desigualdades se tenham agravado e o sol radioso dos amanhãs que cantam pareça um tanto distante ou, pelo menos, envolto em núvens.
Quarenta anos depois, toda a gente se habituou, como coisa natural, às liberdades, direitos e garantias que o novo regime trouxe. Aos deveres nem tanto, mas isso é outra conversa...
À parte a lenda, entretanto tecida laboriosamente, no 25 de Abril de 1974 foi deposto quase sem derramamento de sangue um regime que durou quase cinquenta anos, opressivo, retrógrado, com um nacionalismo de sacristia & subúrbio mas que sabia puxar da espada, do cassetete e da pistola quando se sentia ameaçado.
Em seu lugar ... bem em seu lugar não era pacífico o que se iria instalar uma vez que os militares pouca ou nenhuma preparação política traziam da guerra e da caserna (salvo um pequenino grupo) e na sociedade civil havia dois grupos inconciliáveis e opostos. Portanto, o que ia sair dali era tudo menos certo.
O grupo do PCP, coeso, bem organizado e implantado praticamente em todo o País, não tinha quaisquer dúvidas ou hesitações sobre o modelo de sociedade que queria (tipo URSS a falar português) e começou no próprio dia 25 a “mexer-se” para o conseguir, levando tudo à frente. Identificavam como “fascista” todos os que duvidassem da sua “fé” e açulavam-lhes os seus cães de fila que, muitas vezes, era a populaça arrebanhada, frustrada por anos e anos a refilar para dentro.
O outro grupo que, em boa verdade, não era um grupo mas uma constelação difusa de grupúsculos e de indivíduos (“personalidades”...), mais tarde agrupados em movimentos e partidos, para quem o modelo a seguir era qualquer coisa entre uma democracia cristã (então ainda na moda) e uma social democracia ou socialismo de cariz democrático, despido, pois, das suas características mais polémicas (a luta de classes, a reforma agrária e outras formas de esbulho das liberdades e da propriedade privada).
Como não podia deixar de ser o grupo do PCP levou vantagem de início e conseguiu minar as estruturas do nascente, incipiente e ingénuo MFA a ponto que conseguir expulsar, prender ou afugentar os odiados capitalistas, nacionalizar meio País, ocupar e nacionalizar (ou coletivizar) grandes herdades, umas mais abandonadas que outras, outras claramente não abandonadas pelos proprietários. Como cereja no topo do bolo, conseguiu, mau grado os seus 17% de votos (contando os do PCP, do MDP/CDE e da UDP) impor uma constituição enviezada e fortemente ideológica que deu cobertura a todo esse forrobodó e pintou de vermelho a economia (e não só...) até, praticamente, aos nossos dias.
Valeu-nos quem? Valeu-nos o grupo central dos que fizeram o 25 de Abril, os mais moderados, que não se deixaram levar pelo canto das sereias vermelhas que anunciavam os amanhãs que cantam (como se deixaram levar o impagável Otelo e o “companheiro” Vasco; o tipo da 5ª divisão era ele próprio uma sereia vermelha cantante...) e reagiram em torno de um grupo, o “grupo dos 9”, e a sociedade civil, onde Mário Soares desempenhou o seu papel mais meritório, que se foi lentamente organizando e repudiando o PCP e os militares ditos “revolucionários”.
E assim, com uma transição tutelada pelo Conselho da Revolução, o País emergiu quase incólume do período revolucionário (o famigerado PREC) para fazer as reprivatizações, a limpeza da Constituição, entrar para a então CEE e começar, finalmente, a proporcionar aos seus habitantes mais que palavras & ideologia: bens de consumo, bem estar, um futuro mais ou menos seguro.
Tudo isto a duras penas, com as organizações de esquerda (detentoras, como é sabido, de toda a verdade, da razão, da solidariedade e da compaixão!) a disputarem ao centímetro qualquer alteração na Constituição e nas leis, alterações sempre tidas como retrocessos civilizacionais intoleráveis e medidas cavilosas no sentido de tirar aos pobres para dar aos ricos.
Posto isto, por que raio não nos deixamos de valorizar estas comemorações magnas como se a liberdade não estivesse mais que consolidada, a democracia representativa mais que assumida por quem está hoje nos seus 40’s e nunca conheceu o tal “fascismo” de que lhe falam os pais, com o habitual exagero que traz o acumular de anos sobre as coisas velhas?
Miguel Sousa Tavares dizia a respeito do 25 de Abril, numa das suas crónicas dominicais no Expresso, que não é dos ideais de Abril que Portugal tem falta, que “esses estão cumpridos e não há nada mais triste do que ficar a celebrar eternamente apenas um dia na vida de uma nação” como se os outros não tivessem nada que celebrar.
Realmente, o 1º de Dezembro – a restauração da independência – parece ser, de longe mais importante que o 25 de Abril. Só que o 25 de Abril ainda tem vivos e atuantes os seus principais artífices que alimentam o culto de si próprios com persistência e indignam-se com veemência e estrondo ao menor sinal de declínio do culto aos “heróicos capitães de Abril” – eles mesmos.
Quando, afinal, a sua maior glória é, precisamente, as gerações jovens nem sequer imaginarem um Portugal sem democracia e sem liberdade.
Essa, sim! Essa é a GRANDE CONQUISTA DE ABRIL"




1 comentário:

  1. Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

    OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

    ResponderEliminar

Comente como se estivesse num albergue espanhol: entra tudo e ninguém é excluído.