domingo, 8 de março de 2009

OPINIÃO 95-96 - Introdução

INTRODUÇÃO

Os textos que se seguem foram escritos durante o ano de 1995 e início de 1996, e enviados para diversos jornais, quase todos dirigidos às secções de cartas ao Director, correio dos leitores, etc. Uns foram publicados, outros não, uns na íntegra, outros não. Alguns foram agora ligeiramente “retocados”.

Para além do simples gosto pela escrita, eles são a expressão da necessidade de intervir na vida da comunidade, quase sempre frustrada. Realmente, as coisas são mesmo assim: pede-se ao cidadão que intervenha com o seu voto nas eleições, e espera-se que se mantenha passivo e ordeiro até ser chamado a votar de novo.

Entretanto, os eleitos cumprirão os seus mandatos não tendo que dar cavaco a quem os elegeu. Depois de abertas as urnas e contados os votos, prestar contas aos eleitores será uma mera figura de retórica até às eleições seguintes.

O eleitor não merece qualquer atenção, a menos que detenha (individualmente ou pelo grupo a que pertence) algum poder a ter em conta. O Governo pode mesmo ceder parte da soberania nacional sem que o eleitor seja chamado a pronunciar-se especìficamente sobre tal!

Daí que seja uma tentação irresistível usar a imprensa, ao menos os “bocadinhos” acessíveis, para dizer de minha justiça sobre assuntos que tiram o sono aos nossos governantes (ou talvez durmam melhor, precisamente para esse lado...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente como se estivesse num albergue espanhol: entra tudo e ninguém é excluído.