domingo, 15 de março de 2009

OPINIÃO 95-96 - Droga & Racismo I

Sr Director (PÚBLICO):

No editorial de hoje, 30/8, o Sr José Manuel Fernandes, seguindo o tom geral do jornal, destaca o papel desempenhado pelo Governador Civil de Braga no já longo folhetim de Oleiros. Dá bastante destaque ao racismo latente dos portugueses, em particular em relação aos ciganos, já que considera que basicamente se trata de uma questão de racismo. Termina com um post scriptum que me permito transcrever:

PS: Há um ano, houve inúmeras manifestações por causa dos crimes dos “skin heads” no Bairro Alto. Porque será que agora só conseguimos escutar o silêncio?

Não vejo motivo para espanto. Basta reparar que no caso do Bairro Alto e em outras “façanhas” dos skins as motivações foram marcada e assumidamente racistas, nem foram precedidos de qualquer provocação: foram desencadeados no seguimento de uma decisão do género de “vamos dar cabo da pretalhada”, “vamos cascar nos pretos”, etc.

No caso de Oleiros, como algumas reportagens mostraram claramente, o que fez a população descalçar as pantufas e “fazer alguma coisa” foi a total inépcia das autoridades (por onde andava, então, o Dr Vasconcelos?) em lidar com o supermercado de droga em que os arrabaldes do acampamento cigano se transformaram.

A incompetência das autoridades permitiu que um problema de polícia se tenha tornado num conflito racial, cujo fim não vislumbro. Admito que a componente racial complicava o problema, mas para resolver estas questões, simples e complicadas é que elegemos e pagamos (ou não elegemos, mas pagamos), às polícias, aos autarcas, ao Governo.

E aceitamos a sua demissão se não estiverem à altura da tarefa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente como se estivesse num albergue espanhol: entra tudo e ninguém é excluído.